Susana Wilton Osteopata Pediátrica
Será melhor chuchar na chupeta ou no dedo?
Desde cedo, ainda durante o desenvolvimento dentro do útero materno, o bebé constrói experiências orais e treina os músculos da função oral.
Estes treinos vão desde: o colocar a mão ou dedo na boca, engolir líquido amniótico, abrir e fechar a boca e até mesmo chuchar no cordão umbilical!
São tudo experiências que permitem ir exercitando a sucção e a deglutição. Desta forma, quando o bebé nasce, já apresenta estes reflexos bem coordenados entre si – por vezes apenas precisam de aperfeiçoar a técnica.
Também sabemos que a sucção é algo que dá muito conforto ao bebé e tranquiliza-o, razão pela qual os nossos “vizinhos” transatlânticos americanos deram o nome de “pacifier” á chupeta.
Tudo o que precisa de saber sobre a sucção
A sucção é, na realidade, pacificadora e o bebé não deve ser impedido de usar essa importante estratégia reguladora de conforto.
A dificuldade surge quando a sucção não nutritiva e pacificadora começa a tornar-se uma bengala de conforto e não uma estratégia pontual. Este equilíbrio é o verdadeiro desafio para que consigamos usar chupetas ou dedos sem causar dano.
A intensidade, frequência e duração do hábito de sucção podem contribuir para alterações negativas no desenvolvimento da boca da criança,já que é muito importante que a língua consiga descansar relaxadamente no palato (“céu da boca”).
Ao existir um obstáculo entre a língua e o palato (dedo ou chupeta), esse descanso fica inibido e o desenvolvimento harmonioso do palato poderá ficar comprometido.
Até que idade é benéfica a sucção na chupeta ou dedo?
Devemos considerar fisiológica e benéfica a sucção, quer na chupeta ou dedo, até cerca dos 6 meses de idade do bebé. No entanto, durante este período devemos estar atentos aos fatores atrás mencionados (intensidade, frequência e duração).
O bebé poderá fazer a sucção não nutritiva por pequenos períodos de regulação e, assim que tenha adquirido conforto, devemos incentivar a largar a chupeta e/ou o dedo.
Se verificarmos que a sucção não nutritiva se está a transformar num hábito, poderemos oferecer outros estímulos orais (como os mordedores) que chamem a atenção do bebé, que o estimulem e preparem para as diferentes texturas (como as que encontrará nos alimentos) e que ainda permitam aliviar o desconforto na fase de erupção dentária (durante o nascimento dos primeiros dentes). O dedo ou a chupeta acabarão por ser esquecidos de forma espontânea, sem que ocorram danos no seu desenvolvimento oral.
Segundo a American Academy of Pediatric Dentistry , as chupetas são de uso mais favorável que o polegar uma vez que este hábito é mais fácil de retirar e/ou controlar. Quem nunca ouviu dizer “é mais fácil tirar-lhe a chupeta do que o hábito do dedo”?
Lembra-te que é importante deixá-los passar tranquilamente pela fase de exploração oral, porque essa é uma fase necessária e muito importante do desenvolvimento infantil!
Na vida dos bebés como na vida dos adultos, pretende-se o mesmo: tudo com conta, peso e medida para que haja o equilíbrio desejável para uma vida feliz, saudável e segura!
- Cuidados ao Bebé
Atividades sensoriais para bebés: o que são e o que fazer?
É importante estimular o desenvolvimento do sistema cognitivo dos bebés
Saber maisBebé Prematuro: cuidados especiais
Bebés que nascem antes do tempo previsto. Bebés que exigem outros cuidados. Sabe mais no nosso artigo!
Saber maisBrincadeiras para bebé: Pinóquio, a marioneta de verdade
A marioneta desempenha uma grande importância no desenvolvimento infantil.
Saber maisEra Uma Vez
‘Era uma vez’ são três palavras mágicas que infelizmente se vão perdendo ao longo do nosso crescimento.
Saber mais